skip to Main Content
Você Acha Que Empreender é Um Caminho Solitário?

A solidão do empreendedor pode ser necessária e ilimitada, independente do ramo escolhido. Você já ouviu falar na frase “Que seja eterna enquanto dure”?  Um casamento na hora certa!

É assim que podemos enxergar a solidão do empreendedor que é real. Não por teimosia se embrenhar nos pensamentos em busca de soluções, mas deixar se impregnar da solidão como forma de melhor elucidar tudo que aflige ele na  sua empresa.

A duração da solidão não há como prever porque faz parte o tempo todo de um processo interno de crescimento do empreendedor ávido pelo avanço de sua empresa. É para que ele tenha a certeza de quem é e o que representa na estrutura empresarial para a construção do que foi planejado. 

Nesse momento ele busca sempre uma oportunidade para crescer com constante aprendizado. Essa busca é por uma melhor posição nos negócios e com isso meio do caminho, melhor estrutura emocional para aguentar a longa jornada.

Sei bem como é isso. Foram noites e dias com a tal “batata quente” em mãos para tomar decisões de uma hora para a outra, sem poder compartilhar com ninguém, enfrentando assim os meus próprios “monstros do medo”. Sim senhor, o “medo de errar”, o “medo de ser incapaz” de enfrentar e solucionar aquele desafio que se fez presente.

Mas isso não é nada dramático e, sim, a luta pelo sucesso pessoal de ter uma empresa de acordo com as minhas ideias e o meu planejamento para o sucesso dela.  Afinal, você teve o sonho do negócio, se programou a partir de uma boa estratégia e foi a campo para ser vitorioso.

Tudo vem de dentro para se superar a cada dia! E essa superação, nesse momento, não pode ser coletiva. O que é coletivo é o trabalho que contribui entre funcionários e sócios, mas o objetivo é seu.

A conquista é sua e você é quem permite compartilhar com todos.

A solidão do empreendedor está em acordar cedo, sentar em frente ao computador, às vezes, com mil problemas para resolver e ir criando estratégias até a solução. A solidão de quem está à frente de uma empresa existe e pode ser um fator para o bem ou para o mal.

Para o bem quanto você a enxerga como terreno para impulsionar seu negócio com criatividade. Boas estratégias surgem na maioria das vezes da solidão que é vista por muito apenas como sofrimento e nem sempre é. Para o mal porque a solidão do empreendedor pode estar ligada a cobrança de ser o melhor em sua atividade. E isso gera pressão ou opressão.

Muitos cobram a justificativa da sua escolha de negócio que só importa a você.

Por mais que tenha sócios, cada um traz para si a responsabilidade de convencimento de que seu negócio tem potencial. Você antes de todos precisa acreditar no que empreende num mundo competitivo onde a pressão por resultados é cada vez mais intensa.

A Inquietação e inconformismo são importantes para o avanço que vem às vezes do olhar de fora ou não.

Tem horas que não adianta falar com outros sobre os sonhos que só você acredita. É preciso de um amadurecimento para externar tudo o que pensa e se exportar aos julgamentos naturais.

Se você nunca pensou nisso, quero te dizer que o empreendedorismo é, no fundo, uma jornada solitária, mas não isolada. A situação é mais comum do que imaginamos!

Você já passou ou passa por esse sentimento?

Herica Oliveira
Últimos posts por Herica Oliveira (exibir todos)

Herica Oliveira

Mais de 20 anos de experiência nas áreas de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Criação de novos negócios e estabelecimento de metas pessoais e profissionais.

Também é Sócia Diretora da empresa Dila Equipe de Saúde Domiciliar e Casa do Cuidador, que presta serviço de cuidador de idoso e técnico de enfermagem domiciliar na elaboração de estratégia e melhoria contínua da empresa.

Back To Top
× Como posso te ajudar?